segunda-feira, 9 de julho de 2012
CARANGUEJO: IDENTIDADE GASTRONOMICA.
Sergipanidade. Sempre que se aproxima nossa data magna, 8 de Julho, essa é a palavra da moda. Vamos falar então da nossa a identidade gastronômica?.
Entendo como identidade aquilo que nos diferencia dos outros. Não é algo individual, mas sim coletivo, que está presente em nosso quotidiano de diversas formas. Feijoada, carne do sol e moquecas são encontradas em quase todo o nordeste, mudando-se um ou outro detalhe. São famosas as carnes do sol da Paraíba e as moquecas de mariscos alagoanas, e a feijoada cada um faz da sua forma, tendo a nossa algumas particularidades, que, todavia, não a eleva à categoria de unanimidade, reconhecida não só por nós, mas também por aqueles que nos visitam.
Quando se fala em prato típico, ligado culturalmente a uma sociedade, sem dúvida alguma o nosso diferencial é o tradicional caranguejo, degustado religiosamente aos domingos, não só nas praias com também nas residências. Em nenhum lugar do Brasil a iguaria é consumida com tanto prazer e em quantidades astronômicas como em terras do cacique Serigy, tanto na tradicional forma, só cozido em agua e sal, como também em saborosas fritadas, pastéis e outros tantos petiscos. Na famosa passarela da praia de Atalaia o crustáceo é saboreado diariamente, e o toc-toc característico dos martelinhos em ação já faz parte do dia a dia do lugar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário